Com novo slogan "Elefante, viver junto rende
mais", a marca
evoluiu para um tom de voz mais informal
Post | redação Cookery Magazine
Elefante está passando por um
processo de renovação de sua marca. Após 75 anos de tradição e relacionamento
com os consumidores, a Cargill optou por mudar o posicionamento e os signos
visuais e verbais do atomatado reconhecido como Top of Mind por três anos
consecutivos pelo instituto Datafolha.
De acordo com Tatiana Zambon,
diretora de marketing e comercial para a divisão de consumo da Cargill Brasil,
o produto continua o mesmo: feito apenas com tomates selecionados, sal e açúcar
e com rendimento e consistência que diferenciam o Elefante. No entanto, a marca
está mais moderna e com uma linguagem mais acessível e próxima ao consumidor.
“Entendemos que nosso cliente não busca apenas rendimento e sabor. O que
importa é o resultado, o momento e a memória afetiva que fica. E fazer parte
disso, mesmo que discretamente, é o nosso grande objetivo”, explica Tatiana.
Elefante ainda é voltado para
quem busca o prazer culinário - pessoas de todas as gerações, que curtem
cozinhar, reunir amigos e famílias em torno da mesa e serem reconhecidas por
isso. Porém, com um visual e uma linguagem mais moderna e próxima da realidade
dos consumidores. Tatiana enfatiza que: “Decidimos fazer essa renovação, pois
nossos clientes também têm evoluído ao longo dos últimos anos de uma maneira
muito acelerada e precisamos acompanhar esse movimento”.
Mudanças visuais e
verbais
Com o
novo slogan ‘Elefante, viver junto rende mais’, a marca evoluiu para um tom de
voz mais informal e íntimo. As mensagens nas redes
sociais, propagandas e materiais publicitários inspiram receitas e a união de
amigos e famílias. “Nossos clientes têm uma relação muito próxima com a marca.
Vemos isso todos os dias nos diálogos abertos nas redes sociais. Somos um amigo
e um companheiro, por isso mudamos nosso tom de voz e nossa mensagem”, diz Tatiana.
Visualmente, a marca se
apresenta em um tom mais vivo que chama atenção do consumidor e remete à
alegria e ao amor. A grafia se encontra sem serifas e com legibilidade mais
clara. E o branco do logo foi substituído por um bege mais quente e que remete
à proximidade e sentimento que a marca quer passar. Além disso, com o apoio da
Maurício de Sousa Produções (MSP), a Cargill atualizou o personagem Jotalhão.
“Mudamos a iconografia e a forma de passar as informações, que ficou mais
clara, moderna e fácil de entender remetendo também para elementos da cozinha e
de receitas”, finaliza Tatiana.
Mônica Sousa, diretora
executiva da MSP diz: “Temos muito carinho por essa parceria, que é uma das
mais antigas e bem-sucedidas da MSP. O Jotalhão está há mais de 50 anos
ilustrando as embalagens do extrato de tomate Elefante, um dos mais
tradicionais do mercado alimentício brasileiro”.
Imagens: Divulgação
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